Projetos

AGP
Ambiente Gerenciador de sites de Pós-Graduação

X

Ambiente Gerenciador de sites de Pós Graduação

Sobre:

O AGP – Ambiente Gerenciador de sites de Pós-graduação é um sistema computacional que permite aos coordenadores criarem e gerenciarem sites para os programas de pós-graduação da Unesp seguindo o padrão da CAPES. A publicação dos sites dos programas criados é imediato e, posteriormente, tem-se o suporte para as atualizações do dia-a-dia.

GBD - Grupo de Banco de Dados

Avalia
Sistema Gerenciador de Avaliação

X

Avalia

Endereço do sistema: http://www.gbd.ibilce.unesp.br/avalia

Guias de usuário: Guia do Usuario - Geral - AVALIA.pdf

Sobre:

O Sistema Gerenciador de Avaliações – AVALIA tem como objetivo suportar a aplicação de avaliações de cursos, disciplinas e docentes, além de permitir quaisquer tipos de avaliações, independentemente da área alvo ou tipos de eventos. Assim, o AVALIA permite a criação de questionários de forma simples e dinâmica, bem como possibilitar a geração de relatórios referentes à elas.

GBD - Grupo de Banco de Dados

AVALIA-EXT
Sistema de Avaliação Externa

X

Sistema de Avaliação Externa

Endereço do sistema: https://sistemas.unesp.br/avalia-ext/

Guias de usuário:

-Guia do Usuario - CPA - AVALIAEXT.pdf
-Guia do usuario - GRAL - AVALIA-EXT.pdf
-Guia do usuario - Avaliador - AVALIAEXT.pdf

Sobre:

O Sistema de Avaliação Externa foi desenvolvido junto com a Comissão Permanente de Avaliação da Unesp – CPA com a finalidade de suportar as avaliações institucionais de todos os cursos da Unesp por especialistas externos. O sistema oferece um conjunto de recursos e documentos disponíveis ao avaliador externo durante o processo de avaliação do curso.

GBD - Grupo de Banco de Dados

AVINST
Sistema de Avaliação Intituicional

X

AVINST

Endereço do sistema: https://sistemas.unesp.br/AVINST/

Sobre:

O Sistema de Avaliação Institucional – AVINST foi desenvolvido em parceria com a Comissão Permanente de Avaliação da Unesp – CPA e tem por objetivo suportar as avaliações institucionais da Unesp realizada por meio de vários questionários, os quais são respondidos por alunos, docentes e funcionários. Além disso, o AVINST possui um módulo de geração de relatórios que sumarizam as respostas obtidas pelos questionários.

GBD - Grupo de Banco de Dados

Bio Banco
Sistema de Gerenciamento de Biomostras

X

Sistema de Gerenciamento de Biomostras

Endereço do sistema:http://www.gbd.ibilce.unesp.br/hepatite

Guias de usuário:

-Guia do Usuario - Geral - Hepatite.pdf

Sobre:

O Grupo de Banco de Dados - GBD e Laboratório de Estudos Genômicos - LEGO da UNESP de São José do Rio Preto, coordenados por pesquisadores nas áreas de Tecnologia da Informação e Biologia Molecular, vem atuando em parceria no desenvolvimento de um sistema Web para o gerenciamento de um biobanco. Este sistema computacional será responsável pelo gerenciamento de informações sobre qualquer tipo de amostras (sejam eles referentes a seres humanos ou não), bem como a respectiva localização física organizadas hierarquicamente nos componentes freezer/estante/rack/gaveta/caixa, formulários desenvolvidos por pesquisadores da área, pesquisadores e projetos que possam requisitar amostras, usuários do sistema, entre outras. O propósito deste projeto é gerenciar um banco de dados que armazena informações de interesse para as pesquisas das diversas áreas da biologia, além de oferecer recursos que apoiam os pesquisadores, compostos por relatórios amplos e interface georreferenciada. Outro propósito é possibilitar a análise dos dados armazenados por meio da aplicação e desenvolvimento de técnicas/ferramentas Data Mining textuais, visuais e espaciais.

GBD - Grupo de Banco de Dados

DC
Data Cleaning

X

Data Cleaning

Sobre:

Em grandes bases de dados é comum a ocorrência de problemas relacionados à inconsistência de dados ao esquema. Erros comuns: - Na digitação; - Valores nulos ou fora do domínio; - Tuplas duplicadas; - Inexistência de chave primária; - Entre outros... Limpeza de base de dados, ou Data Cleaning, faz parte do pré-processamento de dados para execução de processo de Data Mining.

GBD - Grupo de Banco de Dados

DM
Data Mining

X

Data Mining

Sobre:

O Data Mining visa a prospecção de dados, valiosos e não triviais em grandes repositórios. É uma das etapas de um processo mais amplo denominado Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados. Este possuindo outras etapas adicionais: - Limpeza de dados; - Integração de dados; - Seleção de Dados; - Transformação de dados; - Avaliação de padrões; - Apresentação do conhecimento.

GBD - Grupo de Banco de Dados

GBD Lattes
Portal GBD Lattes

X

Portal GBD Lattes

Endereço do sistema: http://gbd.ibilce.unesp.br/portalgbd-lattes

Sobre:

O Portal GBD-Lattes é um sistema desenvolvido pelo GBD a partir da evolução do sistema SASD/Lattes, também confeccionado pelo grupo de pesquisa. Este sistema tem por objetivo facilitar a apresentação das informações da Unesp de uma maneira geral de forma interativa, além de permitir a criação e personalização de grupos de pesquisadores, tal como grupos de programas de pós-graduação, para observar gráficos quantitativos das produções e orientações, lista de produções, índices gerais e restritos das produções.

GBD - Grupo de Banco de Dados

GECi
Sistema de Gestão de Eventos Científicos

X

Sistema de Gestão de Eventos Científicos

Endereço do sistema: http://www.gbd.ibilce.unesp.br/geci

Guias de usuário:

- Guia do Usuario - Autor - GECi.pdf

- Guia do Usuario - Parecerista - GECi.pdf

- Guia do Usuario - Coordenador - GECi.pdf

Vídeos:

GECi - Gestão de Eventos Científicos (parte 1)

GECi - Gestão de Eventos Científicos (parte 2)

GECi - Gestão de Eventos Científicos (parte 3)

Sobre:

O GECi – Sistema Gerenciador de Evento Científico é um sistema computacional que suporta muitas das atividades que envolvem um evento científico, desde o gerenciamento de inscrições e pagamento até a submissão e avaliação de trabalhos. Além disso, o GECi possui inúmeras funcionalidades, como: notificações automática aos usuários, gerador automático de site para o evento, emissão de boletos, geração de crachás, certificados online, lista de presença, geração automática dos anais do evento, geração do livro de resumos e diversos relatórios de controle e gestão. O sistema oferece uma interface inovadora com diversos recursos computacionais, possibilitando ao usuário acesso fácil e rápido a todas as funcionalidades.

GBD - Grupo de Banco de Dados

GEP
Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

X

GEP

Endereço do sistema: http://gbd.ibilce.unesp.br/gep

Sobre:

O sistema de Gestão e Evolução de Prontuários – GEP consiste em um sistema Web para apoio à evolução e gerenciamento de Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP, com foco no tratamento de patologias mentais e dependência química. O sistema foi planejado em parceria com o Hospital Dr. Adolfo Bezerra de Menezes - HABM, de São José do Rio Preto – SP e sua construção se baseia em aspectos éticos e legais definidos pelo Conselho Federal de Medicina - CFM, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS e Agência Nacional de Saúde – ANS.
A execução do projeto divide-se, basicamente, em quatro atividades:

- Atividades de desenvolvimento
- Atividades relacionadas à elaboração de infraestrutura
- Atividades de suporte e treinamento de usuários e
- Atividades relacionadas à extração de conhecimento.

A ampliação e aprimoramento das funcionalidades do sistema, de acordo com a demanda do HABM, assim como as atividades de infraestrutura e suporte aos usuários, englobam procedimentos que objetivam garantir maior qualidade, integridade de dados e um correto atendimento as legislações vigentes a respeito de informações eletrônicas em área da saúde, como realização de reuniões constantes entre as equipes GBD e HABM, documentação, execução de teste e backup diário da base de dados. Neste cenário, por meio da execução do projeto, torna-se possível ainda a análise de dados a respeito das internações de pacientes com dependências químicas e patologias mentais, e a evolução de seus tratamentos. A aplicação de técnicas de extração de conhecimento na base de dados do HABM permite a identificação de correlações entre as características socioeconômicas do paciente, sua condição de saúde e os tratamentos a que foi submetido, de modo que a compreensão dessas relações possibilita o desenvolvimento de melhores abordagens para tratamento e métodos para prevenção.

GBD - Grupo de Banco de Dados

GeProc
Gerenciamento de processos

X

GeProc

Endereço do sistema: http://www.gbd.ibilce.unesp.br/geproc

Guias de usuário:

- Guia do Usuario - Geral - GePrOC.pdf

Sobre:

Sistema gerenciador de processos da UNESP ou ambientes que necessitem de controle automático de pareceristas e processos. Este sistema permite o gerenciamento eletrônico de processos, seu andamento, pareceres e pareceristas. É possível pela interface dinâmica identificar exatamente onde se encontra o processo despachado: de onde partiu, por onde passou e onde se encontra no momento. Os órgão colegiados assim como os demais envolvidos no processo recebem notificações por e-mail automaticamente, alertando-os sobre a localidade do processo e prazos para que o docente conclua o parecer. O sistema permite o cancelamento e a troca de parecerista em um processo e anexar documentos em quaisquer etapas pelos envolvidos no trâmite.

GBD - Grupo de Banco de Dados

GRH
Sistema de Informações de Recursos Hídricos e Ambientais

X

Sistema de Informações de Recursos Hídricos e Ambientais

Endereço do sistema: http://www.gbd.ibilce.unesp.br/grh

Sobre:

Cadastro de dados coletados in loco de usuários de recursos hídricos. Visita em todas as propriedades para coleta de dados e registro da situação real da região. Geração de relatórios convencionais para análise. Suporte na tomada de decisões nas ações de recuperação do recurso hídrico. Recursos de seleção de dados em ambiente georreferenciado para geração de relatórios dinâmicos. Relatórios Dinâmicos a partir de interações com o ambiente georreferenciado.

GBD - Grupo de Banco de Dados

IA
Inventário Arbóreo

X

Inventário Arbóreo

Endereço do sistema: http://www.gbd.ibilce.unesp.br/ia

Sobre:

Sistema computacional georreferenciado de suporte a realização de inventário arbóreo baseado em trabalho de campo com caracterização da arborização urbana (espécie, porte, localização, etc.) da área do projeto. O sistema online contempla gerenciamento de informações de árvores, envolvendo aspectos referentes à data da visita, espécie, família, gênero, diâmetro do tronco, altura total, altura fuste (chão até à copa), estado da raiz, estado da árvore, necessidade de poda, coordenadas geográficas (latitude e longitude), adição de foto, etc. Para análise de dados, o sistema disponibiliza relatórios convencionais e um módulo de interface georreferenciável, onde cada árvore será exibida numa interface SIG, possibilitando a geração de relatórios geográficos como seleção de polígonos, consultas por ruas, regiões, características das árvores, etc.

GBD - Grupo de Banco de Dados

Integração
Integração de Dados

X

Integração de Dados

Sobre:

A descoberta de conhecimento é constituída por inúmeras etapas sendo a fase de preparação dos dados uma delas necessária a medida que os dados a serem utilizados geralmente armazenados em bases distintas. Os dados muitas vezes foram coletados em épocas distintas e com finalidades diferentes, exigindo uma preparação que normalize e una as diferentes fontes. O processo de integração de dados é responsável por unir as diferentes fontes e permitir uma visão geral e homogênea sobre o conteúdo armazenado.

GBD - Grupo de Banco de Dados

Knowledge Discovery in Databases - KDD

KDD
Knowledge Discovery in Databases

X

KDD

Sobre:

O projeto de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, do inglês Knowledge Discovery in Databases - KDD, tem como objetivo encontrar padrões implícitos e informações úteis nas bases de dados que possam auxiliar nas tomadas de decisões e políticas de prevenção, dependendo do escopo do projeto. Para isso são aplicadas ferramentas desenvolvidas pelo GBD no processo de extração de conhecimento em bases de dados. O processo conta com as fases de integração, seleção, limpeza e padronização de dados (Data Cleaning), prospecção de dados (Data Mining), visualização e prospecção de dados espaciais (Spatial Data Mining).

GBD - Grupo de Banco de Dados

Portal PROPe
Portal PROPe

X

Portal PROPe

Endereço do sistema: http://gbd.ibilce.unesp.br/portal-prope

Sobre:

O Portal PROPe é um sistema desenvolvido desde 2014 pelo GBD em parceria com a PROPe – Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP, a partir da evolução do sistema SASD/Lattes, também confeccionado pelo grupo de pesquisa. O portal apresenta uma área de livre acesso com foco no design e no layout e tem por objetivo facilitar o acesso e exibição das informações de toda a produção científica da UNESP, de suas unidades, seus departamentos e seus docentes, as quais são coletadas da plataforma Lattes do CNPq - Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico.

GBD - Grupo de Banco de Dados

SASD
Sistema de Apoio à Secretaria Departamental

X

SASD

Endereço do sistema: http://www.gbd.ibilce.unesp.br/sasd

Guias de usuário:

-Guia do Usuario - Admin - SASD.pdf

-Guia do Usuario - Secretaria - SASD.pdf

Sobre:

Sistema Computacional de Apoio às Secretarias Departamentais da Unesp. Este programa gerencia todas as funcionalidades das secretarias departamentais desde as administrativas às acadêmicas, como por exemplo: gerenciamento eletrônico de processos, RMS / adiantamento, pareceres digitais, balanço financeiro, oferta de disciplinas, relatórios de controle departamental das atividades didáticas e relatórios CCD. Além disso, o sistema foi integrado com a plataforma Lattes de modo que possibilita a geração de relatórios quantitativos e descritivos da produção dos docentes, departamentos, unidades e Unesp. O sistema também possui uma área voltada aos docentes, onde possui relatórios anuais, trienais, plano global de atividades e planilha de desempenho.

GBD - Grupo de Banco de Dados

SIVAT
Sistema de Informação e Vigilância de Acidentes de Trabalho

X

SIVAT

Endereço do sistema: https://sivat.riopreto.sp.gov.br/

Sobre:

O Sistema de Informação e Vigilância de Acidentes no Trabalho - SIVAT tem como objetivo gerenciar notificações de acidentes de trabalho e possibilitar que medidas preventivas sejam idealizadas com eficiência. Tal sistema conta com uma base de dados com mais de 100.000 notificações de acidentes do trabalho ocorridos nos mais de 110 municípios sob a coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalho de São José do Rio Preto e Ilha Solteira.

GBD - Grupo de Banco de Dados

Textus
Sistema Gerenciador de Redações

X

Textus

Endereço do sistema: http://gbd.ibilce.unesp.br/redacoes

Sobre:

O sistema de gerenciamento de textos Textus foi desenvolvido para proporcionar rápido e fácil acesso ao Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II .
O Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II é um conjunto de arquivos constituído por 5.519 textos escritos por 662 alunos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental. Há uma amostra transversal formada por 2.759 textos, produzidos em um mesmo ano letivo por 470 alunos de sexto, sétimo, oitavo e nono anos escolares. Há uma amostra longitudinal formada por 2.616 textos, produzidos por 182 alunos durante os quatro anos do Ensino Fundamental II.
O foco do sistema é garantir a integridade, facilitar a manipulação e tornar possível o compartilhamento destes arquivos.

GBD - Grupo de Banco de Dados

VisMap
Visualizador de Mapas

X

VisMap - Visualizador de Mapas

Endereço do sistema: http://gbd.ibilce.unesp.br/vismap

Sobre:

O VisMap é um sistema de visualização de mapas desenvolvido pelo GBD com os objetivos de integrar todos os repositórios de dados espaciais do grupo em uma mesma aplicação, bem como permitir a integração com repositórios externos, dar suporte à análise de dados espaciais e desenvolvimento de pesquisas sobre esses dados. Para isso, ele foi desenvolvido com uma arquitetura que permite a comunicação com os servidores de mapas e permite a utilização de diversas funcionalidades de filtros, estilização dos pontos, sobreposição de camadas, informações sobre os objetos geográficos, mapas de densidade, entre outras. Os repositórios de dados espaciais devem ser cadastrados no sistema com as informações necessárias para o seu funcionamento completo, bem como as devidas permissões para os usuários.

GBD - Grupo de Banco de Dados

Workbook
Online English Collocations Workbook

X

Online English Collocations Workbook

Endereço do sistema: http://gbd.ibilce.unesp.br/workbook

Sobre:

Online English Collocations Workbook é uma plataforma interativa para aprender colocações por meio de jogos e exercícios, especialmente para brasileiros estudantes da língua inglesa. A compilação de atividades da plataforma permite professores e alunos aprenderem o uso de colocações de maneira mais efetiva, a fim de melhorar a proficiência no idioma inglês.

Este sistema é parte de um projeto de pesquisa da Profa. Dra. Adriane Orenha- Ottaiano, do Departamento de Letras Modernas, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE, Unesp de São José do Rio Preto, e tem sido apoiado pela PROEX - Pró-Reitoria de Extensão desde 2014.

GBD - Grupo de Banco de Dados